quinta-feira, 1 de abril de 2010

O FOLIAS/ EXODO- O HOMEM CORDIAL/ NUNZIO
Sobre o Projeto:

O Projeto do Folias Êxodo Homem Cordial - aponta para dois caminhos:
Um que diz respeito a um eixo temático - que tem como centro o indivíduo, o órfão do processo de exaustão das estruturas sociais, notadamente a organização política do Estado. O indivíduo como potência é, paradoxalmente, o “homem cordial”;
E outro que diz respeito ao eixo formal – privilegiando nessa etapa do trabalho a reflexão, o estudo, o esmiuçamento dos processos de ESCRITA CÊNICA, tendo pois como vetor a encenação.

A dramaturgia, a interpretação, voltam-se para a tentativa de compreensão dos procedimentos de encenação, além das atividades de reflexão propostas pelo Grupo
assim, os seminários e os trabalhos de socialização de experiência, aos modos do já feito, por exemplo, no Querô, do ponto de vista da interpretação, voltam-se para a “Escritura Cênica”.

No que diz respeito especificamente à cena em si o FOLIAS se dedicará a criar núcleos de trabalho em número de não menos que quatro e não mais que sete, cada um desses trabalhos resultando em uma encenação a ser proposta considerando a potência do indivíduo com seu “homem cordial” como temática e forma – modo de produção.

A investigação passa a ser a do indivíduo plantado em terra estranha, mesmo que seja a sua. Do ponto de vista do cidadão, a compreensão da condição de individuo desterritorializado, exilado, e a atitude de escolha ante o caminho (em tese) de mão única: seguir adiante “na cordialidade” conformadora desta “aldeia global” ou recriar simbolicamente seu território, buscando caminhos alternativos, ainda que marginais.

"Um faz o outro a maneira da celebre frase de Churchill : primeiro fazemos nossas casas, depois elas nos fazem... a idéia de tribo, povo, nação e depois de estado nacional decorre dessa relação tornada profunda."

Nunzio, com direção de Danilo Grangheia será o primeiro trabalho a estrear a partir dos núcleos de investigação criados para o estudo da Escritura Cênica e do Homem Cordial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário